TRANSFUSÃO DE SANGUE

A transfusão de hemocomponentes celulares constitui um procedimento de transplantação de um tecido vivo aplicado em um indivíduo debilitado. Daí, é necessário pesar os riscos em relação aos benefícios pretendidos com o procedimento. A decisão sobre quando transfundir deve levar em consideração a idade do paciente, a presença ou não de doença cardíaca, a presença ou não de sangramento ativo, as medidas dos sinais vitais e a condição de tolerância à hipóxia.

CONCENTRADO DE HEMÁCIAS
Objetivo: elevar a capacidade de transporte de oxigênio do organismo.

Indicações:
Anemia aguda por perda de sangue ou destruição intensa e rápida das hemácias

Do pedido médico deve constar: nome completo, sexo, idade, peso, diagnóstico (CID-10), antecedentes transfusionais, hemocomponente  (com o respectivo volume ou quantidade), tipo de transfusão, resultados laboratoriais que justifiquem a indicação do hemocomponente, a data , a assinatura, e o número do CRM do médico solicitante.
Antes da transfusão é coletada amostra do receptor para as provas pré-transfusionais: classificação sanguinea ABO e Rh, pesquisa de anticorpos irregulares e prova de compatibilidade.
Cada unidade de conc. de hemácia apresenta volume de 220 a 320 ml e validade de 35 dias se conservado entre 2 a 6 oC.

CONCENTRADO DE PLAQUETAS
Indicações:

  • Plaquetopenia desencadeada por falência medular principalmente.
  • Sangramentos por disfunção plaquetária
  • Procedimentos cirúrgicos ou invasivos em pacientes plaquetopênicos

PLASMA FRESCO CONGELADO
Indicação:

  • Hemorragia em portadores de deficiência congênita e isolada de algum fator da coagulação, ou paciente que será submetido a cirurgia, desde que não haja concentrado industrializado do fator deficiente.
  • Hemorragia em portadores de deficiência simultânea de múltiplos fatores de coagulação (CIVD; hepatopatias, transplante de fígado, reversão do uso de anticoagulantes, transfusão maciça)


TRANSFUSÃO AMBULATORIAL

O Serviço dispõe de área específica para transfusão ambulatorial. Os pacientes que necessitam receber hemocomponentes (Concentrado de hemácias, Concentrado de plaquetas, Plasma etc...) e que não necessitam da internação, podem receber a transfusão em ambiente confortável, com agendamento prévio por telefone, e ao término da transfusão voltar para casa.
Tel. para agendamento: 27 3029-8050

Transfusão Domiciliar
Em casos especiais, quando existir uma contraindicação formal ao translado do paciente ao Hospital ou ao Banco de Sangue para a transfusão ambulatorial, o Serviço poderá realizar a transfusão no domicílio. Para isto, é necessário a presença de um médico durante o ato de transfusão.

 
Transfusão | UNIHEMO